domingo, 10 de abril de 2016

IV Meia Maratona Ecológica de Camboriú - 03/04/2016 - 21 Km

Primeira meia maratona do ano e a minha terceira participação nos 21 Km. A motivação foi ir com alguns amigos do nosso grupo Corredores da Serra: Osni, Marçal, Adriano, Leonardo e Nilson e por ser uma meia maratona Ecológica, com percurso diferenciado e terreno disposto da seguinte forma: 2Km de asfalto, 3Km de calçamento e 5,5 Km de estrada de terra, sendo percurso de ida e volta para completar os 21 Km.

Chegamos um dia antes, sábado, retiramos o Kit na arena esportiva de Camboriú, fizemos umas fotos, o calor estava intenso e castigando. Em seguida fomos para Itapema, onde ficamos instalados, para retornar a Camboriú no dia seguinte e participar da prova. As cidades são bem próximas, cerca de 25 minutos de carro.

A largada estava marcada para as 07:30hs o dia estava agradável e com céu fechado. Levantamos cedo, tomamos um cafe de acordo com o que cada um ja está acostumado para não haver surpresas desagradáveis!! Seguimos para Camboriú. Todos nós iriamos nos 21 Km, nenhum atleta foi na distancia alternativa de 7 Km.

A largada foi pontual e sem maiores problemas, tinha bastante participantes, mas não chegou a tumultuar. Parti num ritmo tranquilo para aquecer, Meu objetivo nesta prova era vencer a distancia e o percurso um pouco mais desafiador que o de costume, em provas de rua. Sabia que dificilmente chegaria próximo ao meu melhor tempo na meia maratona de Floripa O2 de 1 hora e 37 minutos, em 2015.

Nesta primeira parte de asfalto já se afastaram muitos corredores e ficou fácil de colocar o ritmo desejado. Os amigos do grupo Osni, Nilson, Leonardo e Marçal foram fortes e logo se distanciaram na frente, mas mantive o meu foco e fui junto com o Adriano com ritmo em torno de 4:40. O primeiro posto de água estava meio distante, 3 Km ou 3,5 Km e acabei me distraindo e não peguei a água. o Adriano pegou e deixou um pouco pra mim!!! Já percebemos que a temperatura ia ser um adversário de peso e talvez a água também. Corremos juntos eu e o Adriano até o Km 6 e vi que ele foi ficando mais para trás e fui seguindo meu plano, já com pace nesta fase, em torno de 5:00. Depois da bobeada no primeiro posto de água peguei sempre dois copos nos demais postos em diante, um para refrescar o corpo e outro para tomar uns goles e também refrescar mais um pouco a cabeça.

Muito bom de correr na parte de terra, com um belo visual de área rural. Tinha pequenas subidas e descidas, mas nada assustador. Cheguei bem na virada dos 10,5 Km e o calor estava pegando, o sol  já havia saído e estava forte. Mas enfim, tinha desvendado o mistério do percurso, agora era só retornar, o cérebro provavelmente já havia se programado para isso. Tomei meu primeiro gel carbo na virada dos 10 Km.

Fui conseguindo alcançar vários atletas e sempre buscando um outro mais a frente, pra ficar mais motivador. Passei no retorno, pelo Adriano, que estava caminhando no Km 8 mais ou menos, dei um incentivo pra ele, mas ele disse que estava difícil. Os atletas ficaram bem espalhados após Km 14 e o calor bem mais intenso. Um lado da pista estava separado para os corredores, mas passavam carros e motos do outro lado, era preciso ficar bem atento. E buscávamos um lado onde havia sombra das árvores então era perigoso ficar cruzando a pista. Chegando no Km 18 avistei uma um corredor com camiseta do nosso grupo. Era o Leonardo que estava caminhando, fui me aproximando e passei por ele dando um incentivo, ele disse que logo iria, que estava mau. Segui em frente com meu pace de quase toda a prova 5:05 e tomei mais um gel carbo para tentar terminar bem. Estava bem difícil o retorno na parte do calcamento e depois o asfalto, não terminava nunca. Fui tentando manter o ritmo e dar umas forçadas mas tava bem complicado. Conclui em 1 hora48min25seg. Hidratação com isotônico, banana, melancia geladinha e água a vontade. Esperamos a premiação com pódio do Marçal do nosso grupo em 5o. na categoria.


Parciais a cada Km by Garmin Connect







Percurso




 Nilson, Eu, Leonardo, Adriano, Osni





 Corredores da Serra

 Aguardando a Largada

 Km 18

 Km 19

 Km 21,1 Final!!!!!!!!! mais uma pra lembrança!!!


Certificado e Medalha de participação



Resumo:

Local: Rua Lauro Muller na Praça das Figueiras no centro de Camboriú/SC
Data: 03/04/2016
Horário: 7:30 Hs
Distância: 21,098 Km (21,18 Km)
Inscrição: R$ 54,00
Kit: Número do peito, camiseta, agua de coco, lata de atum salada, kit shampoo Bio Extratus, medalha.
Tempo: 1h48min30s (Resultado OficialChiptiming)
Pace: 5:10 min/Km

Colocação: 013 de 037 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 096 de 226 (masculino)
Colocação: 104 de 292 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário