sábado, 5 de março de 2016

Maratona Caixa de Santa Catarina 2015 - 16/08/2015

Chegou o grande dia!!! essa corrida tão sonhada por muitos, a maratona! um desafio para qualquer ser humano e um objetivo a ser cumprido para muitos corredores. Escolhi esta para ser minha primeira maratona, 1 ano e 4 meses depois de começar a correr mesmo por esporte. Cidade em que meus familiares moram e sempre vamos curtir suas maravilhas com as pessoas que gostamos. 

Percurso relativamente plano e visual maravilhoso! Alguns amigos corredores moram por lá inclusive meu grande amigos e exemplo de corredor Eduardo Hanada, que já venho acompanhando seu blog Minha vida de Corredor, desde que comecei a me aventurar nas corridas, o qual também iria participar desta prova.

Viajamos com nosso grupo de corridas aqui da cidade de Lages os Corredores da Serra, sendo que alguns fariam a maratona e outros as corridas de 10km. Chegamos no dia anterior à corrida e retiramos o kit na loja Track & Field no Shopping Iguatemi. Chegamos bem cedo no dia da corrida, evento muito bem organizado, o chip não era descartável e precisou ser retirado no dia da corrida, sem problemas. Fizemos os preparativos finais e fomos para a largada, pontualmente as 07:00 para a maratona e 8:30 para as outras distancias. Na largada encontrei o Eduardo Hanada que ja havíamos trocado mensagem e sabia que iria fazer mais ou menos o meu pace. Então combinamos de ir juntos num pace fixo de 5:30 /km para nao corre riscos e cumprir nossas metas, eu completar minha primeira maratona abaixo de 4 horas e o Eduardo conseguir um sub 3:56:00 para entrar no ranking brasileiro de maratonas. Largamos com a nossa estrategia em mente e fomos nos controlando já desde o inicio.

Seguimos inicialmente em sentido UFSC pela beira mar norte. Até lá foram cerca de 7 Km. Tudo bem tranquilo, confortável, com hidratação a cada 3 Km e o sol ainda bem fraquinho.
Retornamos próximo a UFSC e foram mais 7 Km de volta até passarmos novamente pelo Trapiche. Esse trecho acho que foi o mais confortável, pois já estávamos aquecidos e o pace fluía naturalmente. Tomei o meu primeiro gel de carboidrato logo após o 11º Km. E um pitstop em uma banheiro quínico.

Ao passarmos pelo Trapiche novamente já atingíamos os 14 Km, e foi aquela injeção de ânimo ao receber o apoio do pessoal todo concentrado por lá, pois a largada dos 5 Km e 10 Km seria realizada logo em seguida. De repente se juntou a nós a Kelly que eu não conhecia até aquele momento, amiga de Eduardo . Ela explicou que havia perdido a largada. Uma pena, ainda mais em um evento desse. Mas ela seguiu com a gente na parceria para fazer um treino longo. Ainda faltavam 28 Km.

Agora o sentido era para o Trevo da Seta, na beira mar sul. Um bom pedaço a percorrer. Foram aproximadamente 9 Km até lá. O termômetro já registrava 22ºC, mas ainda estava razoável.
No Km 18 passamos pelo túnel e de lá seguimos pela beira mar sul. Juntou-se a grupo o amigo Sebastião, que não pôde participar esse ano, e nos acompanhou de bike, fazendo também uma bela cobertura fotográfica. A hidratação estava impecável, com água gelada em todos os postos, gatorade e até coca-cola em alguns postos. Muito bom. Mais uma parada no banheiro para depois não parar mais até o fim da corrida.

Passados os 22 Km tomei o meu 2º gel e um pouco mais à frente lembrei que deveria ter tomado a Chegamos finalmente ao Trevo da Seta, fechando os 23 Km, e retornamos. Era o ponto mais distante da maratona. Agora era voltar novamente no sentido do Trapiche por mais uns 9 Km.

Esse trecho com algumas subidas leves, mas contínuas, e o vento contra que geralmente soprava.

Estava me sentindo bem, sem dores, estava confiante e emocionado ao mesmo tempo por ter me didicado aos treinamentos e estar tudo dando certo. Estava ansioso para chegar aos 30, 32 km que todos falam que é a pior parte,  os 32 Km, seria a passagem novamente pelo Trapiche. Estávamos eu, a Kelly, o Eduardo e o Sebastião (tirando fotos e nos acompanhando de bike). A essa altura, já conversávamos bem menos ou quase nada. Termômetro já acusando 23ºC.

Novamente passamos pelo túnel no sentido beira mar norte. Passamos pelo sambódromo, antigo ponto da largada e chegada da maratona de SC, e seguimos em frente. O Sebastião foi registrando tudo com belas fotos nos viadutos e junto a Ponte Hercílio Luz. Tomei 3º gel, antes de chegarmos ao Trapiche. (km 32) Estava muito bem e pensei que seria tranquilo.

O sol já começava a castigar um pouco mais. Ainda estava bem, mas após este ponto tudo começou a mudar. As pernas começavam a dar sinais de fadiga. Estava chegando no 32º Km e cada Km estava demorando muito mais para chegar, ao passar na largada (trapiche) mais uma injeção de ânimo de todos que ali assistiam a maratona. Essa passagem foi de muita energia e nos empurrou confiantes para os últimos 10 Km.

Estávamos bem em relação ao objetivo de pace 5:30 min/Km e conseguimos levar até o 34º Km.
A temperatura já registrava 26ºC. Chegamos finalmente ao último retorno, um pouco depois do elevado do CIC, na altura do Km 37. Nem acreditava. Era só voltar mais um pouco, 5 Km. As pernas já estavam muito castigadas e o pace estava ameaçado e subindo aos poucos, fazíamos contas na cabeça para nossos objetivos, até a cabeça não funcionava mais direito, mas vimos que daria, com um pouco mais de esforço.

A medida que avançamos o pace ia subindo. Era inevitável. Mas estávamos conseguindo manter abaixo dos 6 min/Km. Só deixamos escapar no 41º Km, alguns segundos a mais. A essa altura isso não seria problema. A conta na cabeça estava feita e o último quilômetro poderia ser até a 7 min/Km.

Estava perto da minha grande conquista!!! minha primeira maratona e abaixo de 4 horas. Após a metade do último quilômetro quando nos aproximávamos do funil de chegada fomos tomados por uma última dose de energia vinda do público que assistia. Sensação maravilhosa de superação! os amigos esperando e correndo junto na chegada passamos nós três juntos, eu Eduardo e a Kelly. MISSÃO CUMPRIDA!!!!!! 42,2 Km vencidos!!!!

Na chegada, aquela confraternização e sentimento de dever cumprido. Agradecimento a Kelly que nos acompanhou, não deixou o ritmo cair e parabéns ao Eduardo, muito guerreiro, sempre muito amigo e honesto com seus relatos e dicas, conquistou o objetivo dele e completou sua 9a. maratona apenas!!!!

Agradeço a todos os amigos dos Corredores da Serra que foram nesta corrida e ajudaram nos treinos ao Eduardo, a Kelly e o Sebastião. Foram muitos treinos, alimentação controlada, estrategia e planejamento até chegar a conquista deste objetivo, mas valeu muito a pena, nunca vou esquecer este dia!!!


Percurso Gamin




Retirada do Kit

Preparação com Jorge e Adriano

 Guerreiros da maratona









 Ana e Sebastião acompanhando de bike e registrando os momentos

Quase no fim!!!!


 Fimmmm!!!!





 Com amigo Eduardo, exemplo de corredor, obrigado pela parceria, inesquecível!


Local: Trapiche da Beira mar norte - FLN/SC
Data: 16/08/2015
Horário: 7:00 Hs
Distância: 42,195 Km (42,2 Km)
Inscrição: R$ 94,50 (desconto 10%)
Kit: Número do peito, camiseta, viseira, squeeze, e sacola.
Tempo: 3h54min13s
Pace: 5:32 min/Km

Colocação: 035 de 064 (categoria 35-39 anos)
Colocação: 165 de 321 (masculino)
Colocação: 175 de 371 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário